Os calçados de segurança são EPI’s muito comuns pela sua diversidade de modelos que atendem ocupações com os mais diferentes tipos de riscos. Um dos motivos de existirem tantas variações desse EPI é o fato de que as possibilidades de acidentes e doenças podem ser muito específicas em cada profissão e, por consequência cada calçado vai proporcionar uma proteção adequada e consequentemente necessitar de cuidados específicos. Para garantir sua proteção completa além do uso do calçado no horário de trabalho, preparamos esse artigo com as melhores dicas partindo dos cuidados gerais que todos os calçados precisam, até alguns casos mais específicos de materiais do cabedal.  

  1. ARMAZENAMENTO
    Onde seu calçado fica quando não está em seus pés? A resposta dessa pergunta pode mudar muito a vida útil do seu calçado de segurança! Em geral, a melhor opção é sempre evitar locais úmidos, pois estes propiciam maior proliferação de fungos e bactérias no material do calçado, que podem ocasionar micoses e outros problemas para o usuário. Procure deixar o calçado em locais frescos, arejados, e iluminados, porém, sem receber a luz direta do sol.
  2. LIMPEZA
    Limpe seus calçados com regularidade para garantir a durabilidade deles. Ao fim do horário de trabalho, o melhor é tirar o excesso de sujeira, removendo resíduos seja com um pano úmido ou apenas batendo levemente um calçado no outro para remover a poeira. Para os dias de limpeza total do calçado, é importante considerar o material de que ele é feito e as indicações do fabricante. Em geral uma flanela umedecida em água limpa bem a extensão do cabedal e, para o solado, uma escova de cerdas médias e água com sabão garantem a limpeza.
  3. O QUE NÃO FAZER

Não use máquinas de lavar ou secar para limpar seu calçado. Pois elas podem danificar o material do cabedal.

Evite deixar o calçado em contato direto com o sol quando não for usá-lo. 

Não use seus calçados sem meias ou meiões. Eles auxiliam para que a transpiração natural dos pés não cause mau odor no calçado e melhoram o conforto no dia a dia também. 

Não use cloro ou outros produtos de limpeza não indicados pelo fabricante para limpar o calçado.

DICAS EXTRAS PARA O BOM USO DE SEUS CALÇADOS

Em alguns calçados brancos, é possível usar uma borracha escolar para “apagar” eventuais machas do cabedal.

Use talco para reforçar a proteção do suor dos pés e impedir mais ainda o mau cheiro.

Se seu calçado for de couro, use graxa para protege-los e manter a boa aparência do material.

Vinagre diluído em água é um ótimo desodorizante para borrifar em todos os calçados.

E aí? Qual dica te ajudou mais para cuidar dos seus calçados?

Aqui no site da Arican temos os mais variados modelos de calçados para atender suas necessidades. A verdade é que a sua segurança no trabalho é garantida com pequenas atitudes, como aprender a cuidar melhor do seu EPI ao ler artigos como esse. Que tal escolher um novo calçado que te proporciona conforto e segurança na medida certa pelo melhor preco? Procure em nosso site pelos produtos Delta Plus, eles serão a sua segurança no trabalho!