De acordo com a Norma Regulamentadora 35, os trabalhos em altura são todos aqueles que são realizados a partir de 2 metros do solo, podendo ser executada por profissionais bem equipados e em suas plenas condições físicas e psicológicas. Esse tipo de serviço é muito comum em áreas como construção civil, energia elétrica, serviços de manutenção, indústria, entre outros.

Considerando que esse tipo de trabalho, caso o profissional não esteja bem equipado e preparado, pode levar a acidentes fatais, é necessário ter conhecimento sobre os equipamentos que são utilizados nesta área, e o principal deles é o cinto de paraquedista. Este EPI é utilizado para manter o trabalhador seguro e conectado a um ponto fixo que o permita realizar seu trabalho sem correr risco de queda ou eventuais acidentes. Ele é essencial já que o peso da pessoa será todo distribuído igualmente entre os pontos de conexão do cinto ao longo de seu corpo. Dito isso, é necessário saber que para cada tipo específico de trabalho em altura há um modelo de cinto, saiba agora qual é o ideal para você!

Cinto Paraquedista com 1 Ponto de Conexão

Este cinto deve ser usado corretamente em conjunto com um talabarte em Y, trava quedas para cabo de aço, para corda ou retrátil.

Cinto para Espaço Confinado com Alça nos Ombros

Cinto ideal para utilização em espaços confinados, com o uso em conjunto do trapézio para a realização do trabalho.

Cinto com Ponto de Conexão Abdominal

Equipamento ideal para aquelas atividades na qual o profissional irá precisar usar as mãos. Ele é utilizado em conjunto com o talabarte de posicionamento e proporciona conforto na lombar.

Cinto para Acesso com Cordas, Alpinismo Industrial e Resgate

Cinto recomendado para tarefas na qual é exigido conforto para o trabalhador. Geralmente é utilizado para acessar locais com uma corda para descida ou resgate de vítimas.

Cinto Paraquedista para Solda

Recomendado para atividades que há a exposição em alta temperatura ou uso de solda. Este equipamento é feito com as fitas de aramida, que possui resistência aos pingos da soldagem.

Qual o Cinto de Segurança Ideal?

Para os trabalhos em altura, é sempre necessário escolher o cinto de segurança ideal, buscando aquele que melhor atenda suas necessidades, e para isso é necessário levar em consideração alguns fatores. O principal deles é para qual atividade o equipamento será usado. Entendendo esta parte, já se pode ter uma boa ideia de qual cinto é o ideal, mas caso ainda tenha alguma dúvida, pode buscar o suporte de nossos vendedores através do telefone, e-mail ou WhatsApp, e sempre comprar seus equipamentos em uma loja confiável!